DIVÓRCIO
Jorge Himitian
INTRODUÇÃO: O amor de Deus é muito grande por todos os homens (João 3:16), mas a Sua palavra é imutável “... Eu velo sobre minha palavra para a cumprir” Jeremias 1:12; “Céus e terra poderão passar, mas as minhas palavras não passarão” Mateus 24:35; Disse Jesus: “Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” Mateus 22:29; e ainda: “Examinais as Escrituras...” João 5:39.
Mais do que nunca o Senhor quer restaurar Sua palavra na vida do Seu povo e na terra. Tudo o que cremos e fazemos precisa estar de acordo com a palavra de Deus, ela é a base da nossa fé, aliás, “a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus” Romanos10:17.
Há muitos assuntos polêmicos com os quais não queremos nos envolver, ou por ignorarmos ou por covardia de termos que encarar a verdade. O assunto “divórcio” é um desses. Melhor é deixarmos de lado do que levantarmos o problema e depois termos nossa cabeça colocada a prêmio. Embora pareça complicado, mas por outro lado é simples pois é só lermos o que a palavra de Deus nos fala acerca do assunto. Antes, precisamos ter em mente, alguns pontos básicos:
1. Devemos ler tudo o que a Bíblia diz sobre o assunto;
2. Não devemos interpretar o que a bíblia diz, baseado nos casos existentes. A palavra de Deus é absoluta, os casos se encaixam no que ela diz e não o contrário;
3. Não interpretarmos nada fora de contexto;
4. Os textos claros dão luz ao textos obscuros;
5. Primeiro devemos analisar os textos claros que não requerem interpretação e depois partirmos para aqueles que geram polêmicas.
Antes de lermos os textos bíblicos que falam do assunto, vamos entender o que é casamento para Deus:
1. É uma instituição divina e não humana. Foi Deus quem criou o casamento segundo Gênesis 1:26-28;
2. É sagrado e indissolúvel. Gn 2:18-25, destacamos o verso 24: “Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”. Mt 19:6,11 “A mulher está ligada ao marido enquanto ele viver, contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor” I Co 7:39
3. É uma decisão voluntária de ambos. I Co 7:1-9
4. Pacto mútuo: É a vontade comprometida de ambas as partes. Malaquias 2:14-16
5. Relação sexual. Gênesis 1:28
6. Ato público – Familiares, amigos, parentes presenciaram o ato como testemunhas.
LEITURA DOS TEXTOS
Primeiro leremos os textos claros que não necessitam de interpretação:
I-Marcos 10:1-12 “Quem repudiar sua mulher e casar com outra, comete adultério contra aquela. E se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério”. O texto é claro em dizer que quem repudia e casa novamente comete adultério. Adultério: Relação sexual entre pessoas casadas.
II-Lucas 16:18 “Quem repudiar sua mulher e casar com outra, comete adultério; e o que casa com a repudiada pelo marido, também comete adultério”. Está claro que quem casa com a repudiada comete adultério. No caso ela seria chamada “a parte inocente”.
III-Romanos 7:2,3 “Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o marido morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adultera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei, e não será adúltera se contrair novas núpcias”. Está claro que somente a morte desfaz o casamento. I Co 7:39 “A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor”.
IV-I Coríntios 7:10-24 “Ora, aos casados, ordeno, não eu mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a se separar-se, que não se case, ou que reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher”. Nos versos 12 a 15, lemos que se o cônjuge incrédulo quiser se apartar, que aparte, nesse caso o outro fica livre, mas em momento algum diz que para se casar de novo, pois seria uma contradição já que nos versos 10 e 11 diz para não se apartar, e se porventura isso ocorrer, deve haver reconciliação.
EXCEÇÃO DE MATEUS
Quando lemos Mateus 5:31,32 e 19:3-12, parece que há uma exceção nesses dois textos e que Mateus foi contra Marcos, Lucas e Paulo. A igreja evangélica tem se apoiado nesses textos para dizer que existe uma exceção e essa é para a parte inocente. Parte inocente é aquele cônjuge que nada fez, seu parceiro foi quem adulterou, então nesse caso, ele pode se separar e casar de novo. Lucas , como já lemos, responde a essa questão: “... e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido, também comete adultério”. Lc 16:18b
Bem, analisemos o texto, para vermos se de fato as coisas são assim e se há uma contradição entre os apóstolos:
1. Pergunta dos fariseus: “É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?” Os fariseus estavam experimentando Jesus acerca da sua posição, pois eles eram divididos por duas escolas; SHAMMAI – O divórcio só era permitido em caso de infidelidade conjugal; HILLEL – Permitiam o divórcio quase que por qualquer capricho do marido.
2. Resposta de Jesus: “Não tendes lido que o criador desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-os os dois uma só carne? De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Podemos perceber, que de fato, Jesus não respondeu a pergunta deles, mas falou do princípio do casamento estabelecido pelo Pai. Foi enfático e muito claro.
3. Replica dos fariseus: “Por que mandou Moisés dar carta de divórcio e repudiar?” Os Fariseus lançaram mão de Moisés. Aqui devemos dar uma parada e irmos ver o que disse Moisés e qual era a permissão dada para o repúdio. Deuteronômio 22:13-24; 24:1-4. Lendo os textos, encontramos o único motivo pelo qual Moisés permitiu lavrar carta de divórcio: falta de virgindade, ou seja fornicação. Leia Mateus 1:18-25 – ressaltamos aqui o motivo pelo qual José queria abandonar Maria; ela estava grávida e o filho não era dele. Decidiu fugir secretamente para não prejudicá-la, até que o anjo lhe apareceu em sonho dizendo que o que estava sendo gerado nela era fruto do Espírito Santo.
4. Resposta de Jesus: “Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; entretanto não foi assim desde o princípio”. Dureza de coração era falta de perdão para com aquela que não era virgem. Novamente Jesus fala do princípio, referindo ao que Ele já havia dito anteriormente nos versos 4 a 6.
5. Baseado no verso 9 é que vem a suposta exceção. Jesus disse: “Eu, porém, vos digo: Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra, comete adultério [ e o que casar com a repudiada comete adultério].” Esse verso, por causa das várias traduções existentes, confunde a muitos em sua interpretação. No grego temos duas palavras distintas: PORNÉIA e MOICHEIA. Poderíamos traduzir assim: “Quem repudiar sua mulher. Não sendo por causa de PORNÉIA, e casar com outra. Comete MOICHEIA” A palavra PORNÉIA é um termo amplo. Qualquer relação ilícita (adultério, fornicação, incesto, prostituição, etc.). Enquanto que MOICHEIA é adultério. Vamos definir alguns termos para entendermos o que é relação sexual ilícita:
FORNICAÇÃO: Relação sexual entre duas pessoas solteiras;
PROSTITUIÇÃO: Relação sexual praticada como forma de ganho, comércio;
ADULTÉRIO: Infidelidade conjugal; sexo de uma pessoa casada com outra que não seja sua esposa(o);
INCESTO: Relação sexual entre pais e filhos;
Toda relação ilícita é PORNÉIA, mas MOICHEIA, só adultério. Vejamos então que no texto há um sofisma que queremos desfazê-lo: Jesus não deixou nenhuma exceção, pois onde há uma relação ilícita, tem que haver separação. Eis os casos:
· Solteiros: Ambos estão em fornicação, logo tem que haver separação;
· Um dos dois é casado e o outro solteiro: Devem se separar, o solteiro é livre e o casado ou se reconcilia com a esposa ou fica só;
· Os dois são casados: nesse caso os dois estão em adultério. Devem se separar, ficam só ou se reconciliam com os antigos cônjuges.
OUTRAS TRADUÇÕES DE MATEUS 19:9
“Ora, eu vos digo: quem despede a sua mulher – fora o caso de união ilícita – e se casar com outra comete adultério.” Novo Testamento – Tradução Oficial da CNBB, ed. Abril de 1997.
“Qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de adultério, e casar com outra, comete adultério”. Tradução Corrigida
“Ora, eu vos declaro que todo aquele, que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e esposa uma outra, comete adultério. E aquele que esposa uma mulher rejeitada, comete também adultério”. (Versão dos Monges de Maredsous – Bélgica)
“Eu lhes digo que todo que se divorciar de sua esposa, exceto por imoralidade sexual, e casar com outra, comete adultério; estará cometendo adultério”. (NVI)
NOTA: Não podemos interpretar as Escrituras em função dos casos existentes e sim, entendermos o que dizem as Escrituras e depois aplicá-la a cada caso.
APLICAÇÃO PRÁTICA NO NOVO TESTAMENTO
Normalmente, quando lemos as Escrituras e entendemos que o divórcio nunca fez parte do propósito de Deus e que devemos ter coragem para aplicar essa palavra, nosso coração fica como que inseguro pois pensamos: Não é possível que deva ser assim, Deus é amor e não faria isso com ninguém. Na verdade, não se trata de Deus ser insensível, mas a independência do homem levou-o a praticas avessas a vontade de Deus e agora ele deve se arrepender, lembrando que arrependimento é mudança de atitude. Quando alguém se converte pregamos que ele deve mudar de atitude em tudo; se mentia não deve mentir mais, se era desonesto não deve ser mais, etc... e porque o adultero não tem que mudar também? Só porque o homem anulou seu compromisso de casamento e casou-o novamente? O que está em pauta não diz respeito ao homem, mas a Deus, pois foi Ele quem estabeleceu o casamento e a família com princípios claros. O que o homem fez com esses princípios desprezando-os, não devemos levar em conta.
Então agora devemos desfazer essa família? Quando entendemos o que é família para Deus, vemos que o segundo matrimonio valor algum tem para Ele, não se trata de uma nova família, mas uma solução humana, na tentativa de reparar um erro, o divórcio, e querer a aceitação do próprio Deus. Pois Jesus disse: “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Mateus 19:6 Em Malaquias lemos: “Portanto cuidais de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Por que o senhor Deus de Israel diz que odeia o repúdio...” Malaquias 2:15,16
Outra pergunta: Mas e se ele(a) fez isso no tempo de ignorância? Não conhecia a Jesus. Tudo agora se fez novo segundo, II Co 5:17. Podemos responder com uma outras perguntas: A ignorância é motivo para que o pecado seja perdoado? O tempo esquece o pecado? Ou tem poder de apagá-lo? Se isso for verdade, o melhor é não pregarmos o evangelho, pois se as pessoas forem ignorantes com respeito a salvação elas nao podem serem salvas. A ignorância salvará alguém? A verdade é que usamos esses argumentos para justificarmos nossa falta de coragem de encararmos a verdade contida nas Escrituras.
Vejamos como João Batista aplicou essa verdade: Marcos 6:14-29 Seria bom ressaltarmos alguns versos: “Porque Herodes, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe, porquanto Herodes se casara com ela, mandara prender a João e atá-lo no cárcere. Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.” Esse texto, relata a aplicação da verdade ensinada por Jesus, embora isso tenha custado a cabeça de João Batista apesar de que Herodes o ouvia de boa mente, mas nem havia se convertido. Marcos 6:20.
Herodias, era mulher de Filipe, e Filipe era irmão de Herodes; Herodes casou-se com ela. Por que Herodes pode casar-se com ela? Porque certamente ela se divorciara de seu marido – Filipe, o irmão de Herodes.
Bem se ela se divorciou, anulou seu primeiro compromisso e estava casada com Herodes, por que João disse a ele: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão”? Isso quer dizer que aos olhos de Deus o que valia era o primeiro matrimônio, pois “... o que Deus uniu não o separe o homem”. É bom lembrar que Herodes nem era convertido, ele apenas estava ouvindo o evangelho de “bom grado”.
João foi implacável, pois para ele, os princípios de Deus com respeito à família, eram claros, e se Herodes queria se arrepender, ele teria que mudar de atitude, pois arrependimento é mudança de atitude.
Isso nos parece muito rude, mas o humanismo não pode influenciar e mudar a palavra de Deus. O humanismo é quando interpretamos as Escrituras para favorecer o homem e suas necessidades, como se Deus existisse em função do homem e não o contrário. A criatura se torna centro e sua vontade mais importante, do que a próprio Deus.
REAÇÃO DOS DISCÍPULOS
Quando Jesus terminou de falar sobre o divórcio, foi tão serio o que Ele falara que os discípulos disseram: “Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar.” Mateus 19:10 Se Jesus, permitira uma exceção, por que os discípulos reagiram assim? Por que passou pela mente deles que melhor seria não casar? Eles entenderam o que Jesus disse claramente. O homem não tem autoridade para mudar o que Deus estabeleceu. O casamento não é o que a sociedade diz que é. Só pode dizer o que é o casamento quem O criou e Ele não muda Seus princípios. O princípio dito e repetido por Jesus é: “Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Mateus 19:4-6
Nossa intenção, não é a de destruir famílias, nem tão pouco trazer condenação ou juízo àqueles que vivem nessa condição, ou dividir a igreja de Jesus, embora sabemos que se trata de um assunto polêmico com varias interpretações, mas alertá-los para o que diz as Escrituras. A sociedade evoluiu, mas Deus não mudou seus princípios.
Devemos orar e pedir ao Espírito Santo que nos dê entendimento das Escrituras e que nossos sentimentos não venham anulá-la ou sucumbi-la.
“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.” I Co 6:9,10
Um texto muito esclarecedor é do Jorge Himitian.
ResponderExcluirQue concorda com o que está escrito neste post e de certa forma é complementar.
http://disciplepaulfischer.blogspot.com/2010/08/fazendodiscipulos-casamento-divorcio.html
Jesus os abençoe!
--
--------------
Paul Fischer
http://disciplepaulfischer.blogspot.com